-A A +A
Secretaria Única de Graduação
São Mateus - ES

Acompanhamento Acadêmico e Desligamento


Desligamento Facultativo de Curso

O desligamento do estudante de graduação pode ocorrer de forma facultativa, a qualquer momento, e por vontade própria. É a desvinculação voluntária feita pelo estudante (ou seu procurador), declarando desistência do Curso junto à Universidade.
Para isso, o estudante (ou procurador) deve solicitar o desligamento pessoalmente no Guichê de atendimento da Prograd (para os Cursos de Vitória), na SUGRAD/CEUNES (para os Cursos de São Mateus) ou na SUGRAD/ALEGRE (para os Cursos de Alegre).
Deve-se apresentar documento de identificação com foto e o "nada-consta" da Biblioteca.
O estudante preencherá um formulário de requerimento geral, solicitando o desligamento.
 
 
 

 

Desligamento de Curso motivado pela Universidade

O desligamento do estudante de graduação (cancelamento de matrícula) pode ocorrer motivado pela Universidade quando constatado:
• Descumprimento do plano de integralização ou não atendimento às convocações do Colegiado do Curso para sua elaboração;
• Impossibilidade de integralização curricular no prazo máximo previsto no Projeto Pedagógico do curso;
• Integralização curricular sem colação de grau;
• Três abandonos consecutivos ou não;
• Reprovação por frequência na vigência do PIC;
• Sanção disciplinar que consista em expulsão do estudante;
Regulamentação Legal
• Resolução  nº. 68/2017  –  CEPE:   Regulamento Geral de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico, bem como o processo de desligamento dos estudantes de graduação.

Procedimento:
Excetuando-se os casos de desligamento voluntário ou sanção disciplinar, os desligamentos são organizados pelo Colegiado de Curso, PROGRAD e Câmara Central de Graduação em ação conjunta.
Cabe à Divisão de Acompanhamento Acadêmico/PROGRAD encaminhar aos Colegiados de Curso, a relação de estudantes que necessitam de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico (ADA). Essa é uma ação pedagógica que visa a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, com o objetivo de evitar a retenção e a evasão. Como ferramenta, são utilizados o Plano de Acompanhamento de Estudos (PAE) e o Plano de Integralização Curricular (PIC). No entanto, durante a análise, o Colegiado de Curso pode identificar estudantes que já se enquadram em situação de desligamento. Esses estudantes serão notificados via Portal do Aluno para apresentação de justificativas contra o desligamento.
Quando o Colegiado de Curso verifica que o estudante tem condições de concluir o curso em tempo hábil, e se enquadra nas demais normas vigentes,  pode tomar providências no sentido de elaborar um Plano de Integralização Curricular (PIC) preservando e orientando a matrícula.
Não logrando êxito no pedido, o estudante pode apresentar defesa à Câmara Central de Graduação.  Após análise da documentação apresentada, poderá ser concedido um tempo adicional para a conclusão do curso, mesmo nos casos em que o estudante já extrapolou o prazo de integralização curricular, ou não possui tempo para concluir o curso.
Cada situação de desligamento gera um processo. Durante esse trâmite, o estudante pode se matricular e cursar disciplinas normalmente, sendo suspensa a solicitação de matrícula em disciplinas para o semestre subsequente.
Finalizando a análise, a Câmara Central de Graduação solicita ao Gabinete da PROGRAD, a publicação da Portaria de Desligamento para estudantes que não apresentaram defesas ou não lograram êxito nos pedidos. Após a publicação da portaria de desligamento, os estudantes que não recorreram à Câmara Central de Graduação ainda podem recorrer da decisão.
Esgotados os prazos de recurso no âmbito do Colegiado de Curso e da Câmara Central de Graduação, só caberá recurso ao Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (CEPE) quando comprovado o descumprimento das normas em vigor.

Informações importantes:
• Para efeito de desligamento, considera-se abandono de curso a situação em que o estudante não solicita matrícula ou cancela todas as disciplinas que obteve no semestre.
• Estudantes em situação de desligamento não podem solicitar trancamento de matrícula, exceto o trancamento justificado por motivo de saúde.
• É dever do(a) estudante manter atualizadas suas informações cadastrais junto à UFES, inclusive endereço postal, telefone e e-mail. As comunicações entre a UFES e o(a) estudante se darão, prioritariamente, via Portal do Aluno.
• O calendário de procedimentos e demais informações são publicadas no site da PROGRAD.
• As justificativas contra desligamento são protocoladas diretamente nos Colegiados de Cursos ou Secretarias Unificadas. As defesas/recursos à Câmara Central de Graduação devem ser entregues na PROGRAD ou nas Secretarias Unificadas dos campi de Alegre e São Mateus. Recursos ao CEPE são protocolados no Arquivo Geral da Universidade ou nas Secretarias Unificadas dos campi de Alegre e São Mateus.
 
 
 
 

Portarias

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540