Secretaria Única de Graduação
São Mateus - ES

Ajuda de Custo

É um apoio financeiro que pode ser autorizado pela Direção do Centro concedido ao aluno devidamente matriculado em um curso de graduação para participação em atividades/ eventos de caráter técnico-científico, didático-pedagógico (acadêmico), esportivo, cultural, em território nacional e internacional.

É regulamentada pelas Resoluções 50/ 2013 e 34/ 2014, ambas do Conselho Universitário.

COMO SOLICITAR ¬

Procedimentos - ALUNO:

1º ¬

Encaminhar a documentação complementar para solicitação de ajuda de custo para sugrad.ceunes [at] ufes.br obedecendo ao seguinte padrão:  

Assunto:

Encaminhamento de documentos para AJUDA DE CUSTO

Corpo do e-mail:

“Eu, _______, matrícula nº _______, devidamente matriculado no semestre atual no curso ________, encaminho anexa a documentação complementar no formato PDF (limite de 5 MB cada arquivo) exigida para solicitação de ajuda de custo devidamente nomeada e aviso que entregarei o formulário (1) de solicitação na SUGRAD em até 02 dias úteis (já considerando o prazo mínimo para realização do evento). Estou ciente ainda de que a solicitação: (i) será protocolada e efetivada somente após a entrega desse formulário devidamente preenchido e assinado; e (ii) deve ocorrer com no mínimo 15 dias de antecedência à realização do evento.”

Anexos (limite de 5 MB cada arquivo) – Nomear desta maneira:

A - “Programação do evento – NOME DO EVENTO”;

B - “Cópia do resumo do trabalho a ser apresentado – NOME DO TRABALHO”;

C - “Documento comprobatório do aceite do trabalho no evento – NOME DO TRABALHO”;

D – “Comprovante de Matrícula – NOME DO ALUNO” (Baixar do portal).

2º ¬

Preencher e assinar o Formulário nº 1 de Solicitação Individualizada de Ajuda de Custo e providenciar as assinaturas dos professores (orientador e coordenador de curso).

3º ¬

Entregar na SUGRAD o Formulário nº 1 devidamente preenchido e assinado.

 

A SUGRAD irá digitalizar o formulário e anexar no Lepisma (protocolo.ufes.br) a documentação complementar já enviada por e-mail pelo aluno efetuando assim a tramitação via processo digital para os setores competentes. O aluno deverá acompanhar o processo acessando o site do Lepisma.


Alguns pontos importantes que merecem destaque:

 O valor pago atualmente pelo Centro (CEUNES) é de até R$ 200,00;

•  O pedido deve ser feito com antecedência mínima de 15 (quinze) dias à realização da atividade/ evento (veja o §3º do art. 1º da Res. 50/ 2013 CUn);

•  O aluno só poderá receber duas Ajudas de Custo por ano (veja a exceção no §7º do art. 1º da Res. 50/ 2013 CUn);

•  Não será concedido auxílio-financeiro ao aluno que pretenda comparecer a quaisquer tipos de eventos na categoria de participante ouvinte (§10 do art. 1º da Res. 50/ 2013 CUn).


 

COMO PRESTAR CONTAS ¬

Uma vez efetuado o pagamento, o aluno contemplado com esse auxílio-financeiro deverá, obrigatoriamente, apresentar:

 

Relatório de viagem (devidamente preenchido – digitado – clique aqui para visualizá-lo), com anuência do Coordenador de Curso ou Professor-Responsável/ Professor-Orientador (levar à SUGRAD já assinado pelo mesmo), para apreciação e aprovação do Diretor de Centro, até 30 (trinta) dias após a realização do evento;

 

Certificado (cópia e original) de participação no evento.

 

Com essa documentação, o aluno deverá comparecer à SUGRAD observando o prazo informado acima para prestar contas da sua ajuda de custo. A prestação de contas será enviada à Direção para verificação. Caso não haja nenhuma irregularidade, o processo será arquivado.

 

Observação: Não será mais necessário anexar notas fiscais das despesas efetuadas e comprovante de passagens aéreas e/ ou de ônibus (Resolução 34/2014 CUn).

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540