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Secretaria Única de Graduação
São Mateus - ES

Aproveitamento de Disciplinas

É o aproveitamento/ dispensa de disciplinas por equivalência que pode ser requerido pelo aluno e analisado pelo Colegiado do Curso, regulamentado pela Resolução nº 23/ 1997 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Aproveitamento: Disciplinas cursadas em outros cursos/ currículos na própria UFES.

Dispensa: Disciplinas cursadas fora da UFES.

O aproveitamento/ dispensa de estudos levará em conta a equivalência dos programas e da carga horária, bem como os prazos de validade das disciplinas, definidos pelo Colegiado de Curso (percentual de conteúdo equivalente deverá ser maior ou igual a 75% e a carga horária deverá ser maior ou igual a carga horária da disciplina da UFES). Em caso de diferenças nos programas ou na carga horária, o Colegiado do Curso decidirá avaliando os possíveis prejuízos para a formação do estudante e ponderando também o custo de repetições desnecessárias. Poderão ser aproveitados estudos realizados em disciplinas avulsas de Cursos de Graduação, não sendo necessária a vinculação formal do estudante ao Curso (exemplo: aluno especial).


COMO SOLICITAR O APROVEITAMENTO/ DISPENSA DE DISCIPLINAS:

O aluno devidamente identificado, deverá comparecer a esta Secretaria munido do formulário próprio de solicitação de Aproveitamento de Estudos (vide Formulários - Nº 2 e da documentação* discriminada no quadro no fim do próprio documento. A SUGRAD receberá o pedido, registrará via protocolo e encaminhará ao Colegiado do curso em questão para que seja realizada a análise e decisão quanto ao acatamento ou não do pedido. Se deferido (aceito), o protocolo será encaminhado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) para registrar no histórico do aluno a situação. A SUGRAD comunica via e-mail a decisão dos Colegiados aos alunos. É importante que o discente não deixe de assistir as aulas (caso esteja matriculado na disciplina na qual solicitou o aproveitamento) até que o registro de aproveitamento/ dispensa seja realizado em seu histórico pela PROGRAD. Compete ao aluno acompanhar a efetivação mediante consulta ao seu histórico via Portal do Aluno.

*Onde obter cada documento: Histórico atualizado - Portal do Aluno ou Instituição anterior; Programa das Disciplinas cursadas - Departamentos da UFES ou Instituição anterior; Estrutura Curricular e dados do Ato de Reconhecimento ou Autorização do Curso - Instituição anterior. Toda a documentação deverá conter as assinaturas e carimbos dos responsáveis (que validem as informações).

Atenção: A transformação de disciplina eletiva (disciplina que não pertence à grade curricular do curso do aluno) em obrigatória segue o mesmo procedimento do Aproveitamento de Estudos, observadas as regras específicas para disciplinas eletivas (elencadas na Resolução nº 57/2000 CEPE e suas alterações).


 

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