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Secretaria Única de Graduação
São Mateus - ES

Atividades Complementares

As atividades complementares são exigíveis para integralização do curso juntamente com as disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas e estágio. Possibilitam o reconhecimento de habilidades e competências do discente adquiridas extraclasse, permitindo assim a sua incorporação ao currículo e a oportunidade de diversificar e enriquecer a sua formação por meio da participação em eventos e outros meios alternativos de formação realizados no decorrer do curso.

O projeto pedagógico de cada curso (PPC) prevê uma carga horária mínima de atividades complementares (confira no fim do histórico disponível no portal do aluno o mínimo exigido) e é feita uma atribuição de créditos a essa carga horária cumprida pelo estudante em suas realizações. As atividades são divididas de acordo com a sua caracterização. Veja o relatório de atividades por curso no link abaixo.

Veja aqui o relatório com os tipos de atividades complementares e seus respectivos códigos

Cada curso de graduação possui um coordenador de atividades complementares que faz a avaliação das mesmas. Em caso de dúvidas não elucidadas aqui e para conhecer outras exigências próprias de cada PPC, o aluno deverá consultar esse coordenador.


COMO SOLICITAR A INCLUSÃO DA CARGA HORÁRIA E DOS CRÉDITOS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO HISTÓRICO:

Procedimento padrão – Aluno:

1) Acessar o portal do aluno e clicar sobre o link “Atividades Complementares” (menu esquerdo);

2) Inserir as solicitações conforme instruções do “Manual de Atividades Complementares – Aluno” (ver anexo abaixo/ para verificar os tipos de atividades que podem ser validadas, consulte o link com os tipos de atividades acima);

3) Tirar um “print” da página após concluir o lançamento, com a lista de atividades lançadas (esse procedimento serve somente para confirmar que o aluno iniciou o lançamento, o “print” não precisa mostrar todas as atividades);

4) Encadernar a documentação nesta ordem: “print” da página + cópias dos certificados e/ou declarações com as atividades lançadas;

5) Protocolar na SUGRAD toda a documentação e acompanhar se as atividades foram validadas pelo coordenador de ativiades complementares consultando o histórico escolar (se a carga horária mínima não for atingida, o estudante deverá protocolar novas atividades realizadas).

 

Observação:

Caso o link para lançamento não esteja disponível no portal do aluno, deve-se proceder como segue:

O aluno deverá comparecer à SUGRAD munido de um documento de identificação oficial com foto e do formulário próprio do Programa de Atividades Complementares devidamente preenchido (disponível em Formulários - Nº 3). Toda a documentação deverá ser encadernada na seguinte ordem: formulário (com quatro atividades ou menos) seguido dos certificados ou declarações das respectivas atividades e assim por diante (manter essa ordenação: formulário – certificados/ formulário – certificados). Após encadernar, o aluno protocola as atividades na SUGRAD e as mesmas serão avaliadas pelo coordenador responsável. Após isso, a SUGRAD lançará as mesmas no histórico do aluno (este deverá conferir a carga horária considerada após a avaliação no portal do aluno). Se o mínimo não for atingido, o discente deverá protocolar novas atividades realizadas.

 

Anexos úteis - Manuais:

Manual de Atividades Complementares - Aluno

Manual de Atividades Complementares - Professor

 

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