Secretaria Única de Graduação
São Mateus - ES

Atividades Complementares

As atividades complementares são exigíveis para integralização do curso juntamente com as disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas e estágio. Possibilitam o reconhecimento de habilidades e competências do discente adquiridas extraclasse, permitindo assim a sua incorporação ao currículo e a oportunidade de diversificar e enriquecer a sua formação por meio da participação em eventos e outros meios alternativos de formação realizados no decorrer do curso.

O projeto pedagógico de cada curso (PPC) prevê uma carga horária mínima de atividades complementares (confira no fim do histórico disponível no portal do aluno o mínimo exigido) e é feita uma atribuição de créditos a essa carga horária cumprida pelo estudante em suas realizações. As atividades são divididas de acordo com a sua caracterização. 

Cada curso de graduação possui um coordenador de atividades complementares que faz a avaliação das mesmas. Em caso de dúvidas não elucidadas aqui e para conhecer outras exigências próprias de cada PPC, o aluno deverá consultar o coordenador.

COMO SOLICITAR ¬

Procedimento padrão – Aluno:

1º ¬

Acessar o Portal do Aluno e clicar sobre o link “Atividades Complementares” (menu esquerdo);

2º ¬

Inserir as solicitações conforme instruções do Manual de Atividades Complementares — veja aqui também os tipos de atividades que podem ser validadas;

3º ¬

Encaminhar a documentação comprobatória (certificados, declarações, cópias de trabalhos ou outros registros) para o e-mail sugrad.ceunes [at] ufes.br, obedecendo a seguinte padronização:

Assunto do e-mail:

Encaminhamento de documentos para validação de ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Corpo do e-mail:

“Eu, _______, matrícula nº _______, curso ________, encaminho anexa a documentação necessária no formato PDF (tamanho máximo por arquivo: 5MB) para comprovação das informações inseridas no portal do aluno e validação da carga horária do Programa de Atividades Complementares. Aviso que entregarei requerimento geral (item 5) na SUGRAD em até 02 dias úteis e estou ciente que a solicitação será protocolada e efetivada somente após a entrega desse formulário devidamente preenchido e assinado”.

Anexos:

Certificados, declarações, cópias de trabalhos, resumos, entre outros registros.

ATENÇÃO ALUNO:  Os anexos do e-mail deverão ter no máximo 5MB (cada arquivo) e agrupados conforme o tipo de atividade (nomear da seguinte maneira):

A – CURSOS DE EXTENSÃO (todos os comprovantes de extensão)

B – CURSOS DE EXTENSÃO – CONTINUAÇÃO (caso o primeiro arquivo ultrapasse os 5MB)

C – PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

(...)

4º ¬

Entregar o requerimento geral devidamente preenchido e assinado (Formulário nº 4 - marcar item 5) na SUGRAD;

5º ¬

Acompanhar o registro acessando o histórico conferindo se a carga horária mínima exigida foi atingida. Em caso negativo, novas atividades deverão ser apresentadas.


IMPORTANTE: É DE RESPONSABILIDADE DO ALUNO ACOMPANHAR O REGISTRO DAS ATIVIDADES POR INTERMÉDIO DO PORTAL DO ALUNO (HISTÓRICO ESCOLAR) E DOS DESPACHOS INSERIDOS PELOS PROFESSORES E SUGRAD NO LEPISMA. VEJA O PASSO A PASSO AQUI.


 

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