Colação de Grau/ Confecção de Diploma

A Colação de Grau é ato oficial da Universidade realizada em sessão solene e pública para os alunos que tenham integralizado o currículo de seu curso. Regulamentada de forma legal pela Resolução 59/2000 – CEPE, é feita a partir de data estipulada em calendário acadêmico, devendo ser marcada em dia útil e horário previamente divulgado. No CEUNES as cerimônias ocorrem no Auditório Central. Ao solicitar a Colação de Grau, o aluno (ou seu procurador) também pode solicitar a confecção de diploma.

É recorrente entre os estudantes o entendimento equivocado ou confusão em relação às seguintes terminologias. Por isso, seguem abaixo as definições:

⇒ Colação de Grau junto com a turma: Essa é a Colação em que o aluno solicita no prazo definido em calendário acadêmico e pode participar da Cerimônia Oficial realizada no Auditório Central;

⇒ Colação de Grau em Data Especial/ “In Absentia”: É a Colação que ocorre para alunos que perderam o prazo para solicitar a Colação junto com a turma e que, portanto, não colaram grau na Cerimônia Oficial que ocorreu no semestre letivo no qual integralizaram o curso. É realizada na Pró-Reitoria de Graduação em Vitória;

⇒ Colação de Grau Antecipada: É a Colação que ocorre antecipadamente ao formando que comprove aprovação em concurso público e em cuja documentação exigida para posse conste o diploma de graduação, entre outros casos. É realizada no Gabinete do Diretor do CEUNES.

COMO SOLICITAR – PROCEDIMENTO PADRÃO SUGRAD:

COLAÇÃO DE GRAU JUNTO COM A TURMA/ CONFECÇÃO DE DIPLOMA

1º - O aluno em condições de integralização no semestre  deverá observar o prazo de solicitação no calendário acadêmico (normalmente há a descrição “prazo de solicitação de colação de grau relativa ao período letivo XXXX/XX”);

2º - O solicitante se encaminhará à SUGRAD munido dos ORIGINAIS dos seguintes documentos:

► Certidão de nascimento ou casamento;

► Documento de identificação (RG/CTPS/CNH/Identidade profissional ou militar);

► Comprovante de quitação com as obrigações militares (para homens);

► Comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;

► Histórico do ensino médio ou diploma de curso superior.

3º - No ato, o servidor responsável pelo atendimento na SUGRAD irá apresentar os dados cadastrais do aluno disponíveis no sistema para que o próprio discente possa conferir a veracidade para fins de confecção de diploma. Uma ficha será impressa para que o aluno assine atestando as informações;

4º - A solicitação do aluno (de Colação e Confecção de Diploma) será protocolada pelo servidor que encaminhará via e-mail o comprovante;

5º -  O aluno deverá ficar atento às instruções da SUGRAD e comparecer em reunião que posteriormente será marcada para conhecimento das instruções e prazos a serem cumpridos bem como da programação para realização da Cerimônia Oficial.

ATENÇÃO: Caso o aluno solicite somente a Colação de Grau junto com a turma sem a confecção de diploma, a documentação descrita no 2º item não se faz necessária (com exceção do documento de identificação).

COLAÇÃO DE GRAU EM DATA ESPECIAL/ CONFECÇÃO DE DIPLOMA

1º - O aluno que não participou da Cerimônia Oficial no semestre em que integralizou o curso se encaminhará à SUGRAD entre os dias 1 e 10 de cada mês munido dos ORIGINAIS dos seguintes documentos:

► Certidão de nascimento ou casamento;

► Documento de identificação (RG/CTPS/CNH/Identidade profissional ou militar);

► Comprovante de quitação com as obrigações militares (para homens);

► Comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;

► Histórico do ensino médio ou diploma de curso superior.

2º - No ato, o servidor responsável pelo atendimento na SUGRAD irá apresentar os dados cadastrais do aluno disponíveis no sistema para que o próprio discente possa conferir a veracidade para fins de confecção de diploma. Uma ficha será impressa para que o aluno assine atestando as informações;

3º - A solicitação do aluno (de Colação em data especial e Confecção de Diploma) será protocolada pelo servidor que encaminhará via e-mail o comprovante;

4º -  O aluno deverá ficar atento às instruções da PROGRAD/ Vitória em relação ao dia e horário da Colação de Grau em data especial. Para isso deverá contatar o setor responsável da PROGRAD (Divisão de Colação/ DRCA). Esse tipo de Colação normalmente é realizada no primeiro dia útil do mês subsequente à solicitação (em conformidade com o artigo 6º da Resolução 59/2000 – CEPE).

ATENÇÃO: Caso o aluno solicite somente a Colação de Grau em data especial sem a confecção de diploma, a documentação descrita no 1º item não se faz necessária  (com exceção do documento de identificação).

COLAÇÃO DE GRAU ANTECIPADA

Para esse tipo de Colação é necessário o cumprimento pelo formando do roteiro descrito na Instrução Normativa (IN) nº 001/2014- PROGRAD  bem como o preenchimento do Anexo I e do Anexo II desta IN.

2ª VIA DE DIPLOMA

Vide instruções AQUI (3º item).

Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900