-A A +A
Secretaria Única de Graduação
São Mateus - ES

Quebra de Pré-Requisito

Algumas disciplinas podem ter como pré-requisito um número qualquer de outras disciplinas ou ainda um determinado número de créditos já obtidos, carga horária já cursada ou período vencido. Isso significa que o aluno só pode cursar aquelas disciplinas se já tiver obtido anteriormente aprovação registrada em histórico ou atingido esses outros pré-requisitos. Fala-se, então, que essas disciplinas não são intercambiáveis, ou seja, não se pode cursar uma ou outra de modo arbitrário. No entanto, a quebra desses pré-requisitos pode ser autorizada nos casos em que o aluno justifique e comprove ser necessária para correção de equívoco e/ou ação cuja responsabilidade seja da Universidade.

A Resolução nº 39/2010 - CEPE, regulamenta a quebra de pré-requisitos das estruturas curriculares da Universidade. Quem julga a relevância e a pertinência dessas quebras é o Colegiado do curso ao qual o aluno pertence. Um caso comum que é analisado acontece quando o aluno já cursou a disciplina dada como pré-requisito mas a mesma aparece com código diverso daquele do currículo do seu curso, pois o aluno se matriculou em disciplina de outro currículo e assim, por se tratar da mesma disciplina mas com código diferente, o Colegiado verifica o caso e o aluno é orientado a também solicitar o aproveitamento de estudos (para comprovar a equivalência das disciplinas).


COMO SOLICITAR A QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO:

O aluno ou terceiro munido de procuração com firma reconhecida em cartório deve comparecer à SUGRAD, apresentando documento oficial de identificação e munido do formulário próprio de solicitação de quebra de pré-requisito (disponível em Formulários - Nº 5) e documentos exigíveis (estão detalhados no documento). Há um prazo para solicitar que é informado pela SUGRAD e também já está previsto no calendário acadêmico (normalmente aparece como "prazo para solicitar aplicação da Resolução 39/2010 - CEPE"). A SUGRAD protocola o pedido e encaminha para o Colegiado analisar. Após isso, o Colegiado devolve os pedidos deferidos ou indeferidos em prazo definido também pela SUGRAD para que a mesma analise a possibilidade de efetivar as matrículas das disciplinas (a SUGRAD também divulga um prazo que deve ser cumprido para efetivação dessas matrículas).


► Atenção: Para obter os dados necessários para o preenchimento do formulário (nomes e códigos das disciplinas, turmas e cursos ofertados, entre outros) é necessário que o discente consulte essas informações no Portal do Aluno através de relatórios próprios disponíveis tais como Currículo de Cursos e Oferta de Disciplinas (veja o menu esquerdo do Portal).

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900