Correção de Matrículas

QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO, RETIFICAÇÃO DE MATRÍCULA E EXTRAPOLAMENTO DE CARGA HORÁRIA

vigente:

2021/2

PRAZOS PROCEDIMENTOS QUE DEVEM SER EXECUTADOS/ OBSERVADOS RESPONSÁVEIS REGULAMENTA-ÇÃO LEGAL

06 a 10/12/2021

Solicitação para correções na matrícula envolvendo quebra, retificação e extrapolamento.

ATENÇÃO: As solicitações serão realizadas via formulário on-line (como no semestre passado).

FORMULÁRIOS PARA SOLICITAÇÃO POR CURSO (NOVOS 2021/2 EM BREVE):

(Atenção: LEIA antes as instruções* abaixo)

Estudante

Resolução 58/2008 – CEPE

Resolução 39/2010 – CEPE

Resolução 57/2000 – CEPE

Calendário Acadêmico

06/12 a 15/12/2021 Análise das solicitações e emissão de parecer para providências junto à SUGRAD Colegiados
16/12 a 30/12/2021 (conferência dos estudantes até 28/01/2022) Divulgação dos pareceres aos estudantes com os indeferimentos e matrícula nas disciplinas. Neste período o estudante deve conferir os despachos de sua solicitação no Lepisma e o seu comprovante de matrícula do Portal. SUGRAD

*Instruções:

1. Envie suas respostas observando o seguinte cronograma. O formulário será aberto e fechado para aceitação das respostas nestas datas e horários.

ABERTURA FECHAMENTO

8h00 do dia 06/12/2021

17h00 do dia 10/12/2021

2. Antes de clicar no link do formulário, faça a autenticação em sua conta de e-mail institucional (@edu.ufes.br). Essa é uma forma de validar o usuário e, por isso, só será permitida a aceitação de respostas dos estudantes devidamente autenticados. Caso contrário, aparecerá a seguinte mensagem:

3. Tenha muita atenção e clique sobre o link do formulário do seu curso. Caso algum aluno responda no link errado, sua solicitação poderá não ser enviada para o coordenador responsável pela análise de seu pedido. Exemplo: se seu curso é Engenharia da Computação e pretende solicitar uma disciplina da Ciência da Computação, deve usar o link do formulário do SEU curso (no caso, Engenharia da Computação).

4. Se desejar solicitar mais de uma disciplina, é necessário enviar outra resposta, respondendo novamente ao formulário. Cuidado! Lembre-se de que esta não é apenas mais uma etapa de matrícula mas sim um momento para correção dos problemas que ocorreram nas solicitações anteriores que devem ser devidamente justificados. Você receberá por e-mail a cópia de suas solicitações de disciplinas (guarde, pois será seu comprovante de que respondeu o formulário no prazo determinado e cumpriu com todos os procedimentos aqui descritos). Não serão aceitos pedidos extemporâneos (fora de prazo) pois o calendário deve cumprido. A ordem temporal de solicitação das disciplinas (respostas no formulário) será considerada como sequência de prioridades do estudante.

5. Esse formulário não admite pedido de cancelamento. Para isso, consulte as datas já definindas no calendário para solicitação via portal do aluno.

6. Como acompanhar o pedido e verificar se a matrícula foi aceita ou não?

► Guarde o comprovante que receberá por e-mail após o preenchimento do formulário.

► Acompanhe todos os despachos e peças de seu protocolo (que será registrado pela SUGRAD até o dia 13/08/2021) no Lepisma. Não sabe acompanhar? Veja o procedimento neste link.

► No Lepisma, será anexada a planilha “RESULTADOS DAS SOLICITAÇÕES DO CURSO”. É nela que aparecerá a informação de que a matrícula foi deferida (aceita) ou não e o motivo até o dia 13/08/2021.

► Simultaneamente, veja também o comprovante de matrícula no Portal do Aluno, pois caso a matrícula seja aceita, será efetivada também até o dia 13/08/2021.

28/01/2021 >> Último dia para o Colegiado/ SUGRAD efetuar as correções e informar os resultados pelo Lepisma ou Comprovante de Matrícula no Portal. A partir desta data, não fica garantida a participação de estudantes não matriculados nas aulas das disciplinas, mesmo com o protocolo de solicitação de quebra de pré-requisitos ou retificação de matrícula (veja o ofício abaixo).

Acesso às aulas:

Ofício nº 027/2021 - GDCEUNES

Orientações de acesso às aulas para alunos não matriculados em disciplinas - semestre 2021/1.

FASES PARA OPERACIONALIZAÇÃO DE MATRÍCULAS NO SEMESTRE: