Correção de Matrículas

QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO, RETIFICAÇÃO DE MATRÍCULA E EXTRAPOLAMENTO DE CARGA HORÁRIA

Vigente:

2022/1

Atenção:

1. A solicitação DEVERÁ SER CONFIRMADA PRESENCIALMENTE NA SUGRAD, para retirada do protocolo até o dia 31/05/2022, às 19h, sob pena de não confirmação do requerimento.
  2. Os procedimentos abaixo são restristos às solicitações de correções devidamente justificadas e demonstradas no comprovante de solicitação após as solicitações formais iniciais (solicitação de matrícula e ajuste) do estudante via portal. Todos os alunos devem observar os prazos para solicitação já previstos em calendário acadêmico para pedidos no portal do aluno (solicitação de matrículas em disciplinas - 04 a 08/04/2022 - e ajuste de matrícula - 11/05 a 17/05/2022). Este momento (considerado "3º") de correções não é destinado a solicitações sem o devido apontamento de erro ou correção necessária que não pôde ser corrigida nas solicitações formais iniciais.
  3. Documento de Decisão da Alteração do Calendário Acadêmico 2022/1.
  4. Ofício Nº 025/2022 - Orientações de acesso às aulas para alunos não matriculados nas disciplinas 2022/1

PRAZOS PROCEDIMENTOS QUE DEVEM SER EXECUTADOS/ OBSERVADOS RESPONSÁVEIS REGULAMENTA-ÇÃO LEGAL

25/05 a 31/05/2022

Solicitação para correções na matrícula envolvendo quebra, retificação e extrapolamento.

ATENÇÃO: As solicitações serão realizadas via formulário on-line.

FORMULÁRIOS PARA SOLICITAÇÃO POR CURSO (NOVOS 2022/1):

(Atenção: LEIA antes as instruções* abaixo)

Veja o item 3 das instruções: NÃO UTILIZE OS FORMULÁRIOS DE OUTROS CURSOS. MESMO SE A DISCIPLINA NÃO PERTENCER AO SEU CURSO, UTILIZE EM QUALQUER SITUAÇÃO SOMENTE O LINK DO SEU PRÓPRIO CURSO.

Estudante

Resolução 58/2008 – CEPE

Resolução 39/2010 – CEPE

Resolução 57/2000 – CEPE

Calendário Acadêmico

25/05 a 03/06/2022 Análise das solicitações e emissão de parecer para providências junto à SUGRAD Colegiados
06/06 a 15/06/2022  Divulgação dos pareceres aos estudantes com os indeferimentos e matrícula nas disciplinas. Neste período o estudante deve conferir os despachos de sua solicitação no Lepisma e o seu comprovante de matrícula do Portal. SUGRAD

*Instruções:

1. Envie suas respostas observando o seguinte cronograma. O formulário será aberto e fechado para aceitação das respostas nestas datas e horários.

ABERTURA FECHAMENTO

8h00 do dia 25/05/2022

17h00 do dia 31/05/2022

2. Antes de clicar no link do formulário, faça a autenticação em sua conta de e-mail institucional (@edu.ufes.br). Essa é uma forma de validar o usuário e, por isso, só será permitida a aceitação de respostas dos estudantes devidamente autenticados. Caso contrário, aparecerá a seguinte mensagem:

3. Tenha muita atenção e clique sobre o link do formulário do seu curso. Caso algum aluno responda no link errado, sua solicitação poderá não ser enviada para o coordenador responsável pela análise de seu pedido. Exemplo: se seu curso é Engenharia da Computação e pretende solicitar uma disciplina da Ciência da Computação, deve usar o link do formulário do SEU curso (no caso, Engenharia da Computação).

4. Se desejar solicitar mais de uma disciplina, é necessário enviar outra resposta, respondendo novamente ao formulário. Cuidado! Lembre-se de que esta não é apenas mais uma etapa de matrícula mas sim um momento para correção dos problemas que ocorreram nas solicitações anteriores que devem ser devidamente justificados. Você receberá por e-mail a cópia de suas solicitações de disciplinas (guarde, pois será seu comprovante de que respondeu o formulário no prazo determinado e cumpriu com todos os procedimentos aqui descritos). Não serão aceitos pedidos extemporâneos (fora de prazo) pois o calendário deve cumprido. A ordem temporal de solicitação das disciplinas (respostas no formulário) será considerada como sequência de prioridades do estudante.

5. Esse formulário não admite pedido de cancelamento. Para isso, consulte as datas já definindas no calendário para solicitação via portal do aluno.

6. Como acompanhar o pedido e verificar se a matrícula foi aceita ou não?

► Guarde o comprovante que receberá por e-mail após o preenchimento do formulário.

► Acompanhe todos os despachos e peças de seu protocolo (que será registrado pela SUGRAD até o dia 15/06/2022) no Lepisma. Não sabe acompanhar? Veja o procedimento neste link.

► No Lepisma, será anexada a planilha “RESULTADOS DAS SOLICITAÇÕES DO CURSO”. É nela que aparecerá a informação de que a matrícula foi deferida (aceita) ou não e o motivo até o dia 15/06/2021.

► Simultaneamente, veja também o comprovante de matrícula no Portal do Aluno, pois caso a matrícula seja aceita, será efetivada também até o dia 15/06/2022.

15/06/2022 >> Último dia para o Colegiado/ SUGRAD efetuar as correções e informar os resultados pelo Lepisma ou Comprovante de Matrícula no Portal. A partir desta data, não fica garantida a participação de estudantes não matriculados nas aulas das disciplinas, mesmo com o protocolo de solicitação de quebra de pré-requisitos ou retificação de matrícula.

Acesso às aulas:

Ofício Nº 025/2022 - GDCEUNES

Orientações de acesso às aulas para alunos não matriculados em disciplinas - semestre 2022/1.

FASES PARA OPERACIONALIZAÇÃO DE MATRÍCULAS NO SEMESTRE: