Secretaria Única de Graduação
São Mateus - ES

Atividades Complementares

As atividades complementares são exigíveis para integralização do curso juntamente com as disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas e estágio. 

O projeto pedagógico de cada curso (PPC) prevê uma carga horária mínima de atividades complementares (confira no fim do histórico disponível no portal do aluno o mínimo exigido) e é feita uma atribuição de créditos a essa carga horária cumprida pelo estudante em suas realizações. As atividades são divididas de acordo com a sua caracterização. 

Cada curso de graduação possui um coordenador de atividades complementares que é responsável pela avaliação. Em caso de dúvidas não elucidadas aqui e para conhecer outras exigências próprias de cada PPC, o aluno deverá consultar o coordenador.

As atividades devem ser realizadas ao longo do curso (a partir do semestre de ingresso do estudante). É responsabilidade do aluno guardar os comprovantes para posterior protocolo.

COMO SOLICITAR ¬

O procedimento abaixo deve ser observado pelos estudantes de todos os cursos, exceto Educação do Campo (confira aqui).


1º ¬

Verificar a quantidade mínima de horas exigidas para o programa de atividades complementares (no histórico escolar) e se assegurar que possui uma quantidade de horas baseadas nos comprovantes (certificados, por exemplo) suficientes para cobrir esse mínimo exigido, lembrando que existem conversões, equivalências, limites, pontuações mínimas e máximas por atividade ou por semestre exigidas por regulamentos próprios ou pelo Projeto Pedagógico de cada curso.

ATENÇÃO: Atividade avulsa separada não deve ser enviada antes de reunir todas as atividades que podem cobrir o mínimo de carga horária exigida do programa, exceto quando forem: (a) para complementar carga horária de atividades enviadas anteriormente que não se mostraram suficientes para cobrir o mínimo exigido pelo curso; (b) quando expressamente exigida por regulamento do curso a apresentação semestral ou ainda por exigência de algum processo interno de remoção ou reopção de curso (nesse caso, o estudante deve justificar no e-mail - 3º passo - a necessidade).

IMPORTANTE: Para o caso do envio de atividade com quantidades de horas abaixo da cobertura da carga horária exigida, sua solicitação NÃO DEVERÁ SER MENOR QUE 80 HORAS NO SOMATÓRIO DOS CERTIFICADOS. Casos especiais serão avaliados e aceitos (exemplo de aluno concluinte e PSVS).


2º ¬

Inserir as solicitações no Portal do Aluno conforme instruções dos links abaixo.

:: Manual de atividades complementares - Como inserir as atividades no portal

:: Relatório com os tipos de atividades que podem ser validada por curso


3º ¬

Encaminhar a documentação comprobatória (certificados, declarações, cópias de trabalhos ou outros registros) para o e-mail sugrad.ceunes [at] ufes.br (usar e-mail institucional - @edu.ufes.br) obedecendo a seguinte padronização:

Assunto do e-mail:

PROGRAMA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Corpo do e-mail:

"À Secretaria Única de Graduação/ Ceunes

Prezados,

Eu, _______, matrícula nº _______, curso ________, encaminho anexa a documentação necessária no formato PDF (tamanho máximo por arquivo: 5MB) para comprovação das informações inseridas no portal do aluno e validação da carga horária do Programa de Atividades Complementares pela coordenação do meu curso. ESTOU CIENTE que estou enviando mais de 80 HORAS de atividades na somatório.

Anexos:

Certificados, declarações, cópias de trabalhos, resumos, entre outros registros.

ATENÇÃO ESTUDANTE:

Os anexos do e-mail deverão ter no máximo 5MB cada e os comprovantes devem ser agrupados conforme o tipo de atividade (de acordo com a nomenclatura prevista no Relatório de tipos de atividades por curso). 

Exemplo:

Um estudante possui 30 arquivos entre certificados, trabalhos, termos de estágio, declarações e outros comprovantes. Consultando o Relatório de seu curso, ele realizou o agrupamento dos arquivos com base no tipo de atividade relacionada (imagem abaixo). Com uma ferramenta de "juntar" arquivos pdf (facilmente disponível na internet), ele enviou 8 anexos para o e-mail da Sugrad e nomeou da seguinte forma:

Nome do anexo 1 com 3 comprovantes juntados: "Publicação de Trabalhos - Íntegra"

Nome do anexo 2 com 1 comprovante: "Produção técnica, artística e teórica"

Nome do anexo 3 com 3 comprovantes juntados: "Estágios Extracurriculares"

Nome do anexo 4 com 3 comprovantes juntados: "Atividades de pesquisa, ensino e extensão"

Nome do anexo 5 com 2 comprovantes juntados: "De iniciação científica e de pesquisa"

Nome do anexo 6 com 3 comprovantes juntados: "Monitoria"

Nome do anexo 7 com 6 comprovantes juntados: "Participação em eventos"

Nome do anexo 8 com 9 comprovantes juntados: "Cursos extracurriculares"

Organização dos anexos no e-mail do exemplo (8 anexos por grupo de atividades):


4º ¬

Aguardar resposta da Sugrad com as informações do protocolo que serão repassadas por e-mail.


5º ¬

Acompanhar o registro acessando o histórico e conferindo se a carga horária mínima exigida foi atingida. Em caso negativo, novas atividades deverão ser apresentadas.


IMPORTANTE: É DE RESPONSABILIDADE DO ALUNO ACOMPANHAR O REGISTRO DAS ATIVIDADES POR INTERMÉDIO DO PORTAL DO ALUNO (HISTÓRICO ESCOLAR) E DOS DESPACHOS INSERIDOS PELOS PROFESSORES E SUGRAD NO LEPISMA. VEJA O PASSO A PASSO AQUI


 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540