Colação de Grau e Diploma

Semestre:

2021/2

Especial

Após a Cerimônia de Colação de Grau, será disponibilizada em até 48 horas, no portal do aluno, declaração oficial, emitida pela UFES, com os detalhes da Cerimônia e as informações pessoais do formando.

Cerimônia Oficial ¬

Datas: 27 e 28 de abril de 2022.

Horário: ambas ás 18h30.

Local: Sessão virtual (videoconferência)

Publicações ¬

PRIMEIRO DIA - 27/04/2022

Estudantes aptos a Colar Grau - 1º dia.

Cursos: Ciências Biológicas Bacharelado, Ciências Biológicas Licenciatura, Educação do Campo, Enfermagem, Matemática Licenciatura, Farmácia, Física, Química e Pedagogia

SEGUNDO DIA - 28/04/2022

Estudantes aptos a Colar Grau - 2º dia.

Cursos: Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia de Computação,Engenharia de Petróleo,Engenharia de Produção e Engenharia Química

Obs.:

Listas atualizadas em 26/04/2022.

E-mail enviado aos discentes em 17/03/2022 acerca das ações que os concluintes deverão tomar.

MODALIDADES:

► REGULAR (JUNTO COM A TURMA): Trata-se da cerimônia de colação realizada uma vez por semestre que contempla os alunos que integralizaram a carga horária necessária à conclusão do curso no período vigente. A data da cerimônia será agendada pela Direção do Centro, sempre respeitando o prazo estipulado no calendário acadêmico, e informada à SUGRAD/ PROGRAD por meio de memorando até 10 dias úteis antes da colação de grau.
  ► ANTECIPADA: Modalidade que visa atender exclusivamente aos estudantes aprovados em concursos públicos ou programas de mestrado, cuja posse exija que o aluno cole grau antes da turma regular do período. Consulte a Resolução 80/2017 CEPE (acima na página) acerca da possibilidade de solicitar.
  ► DATA ESPECIAL: Modalidade que visa atender os estudantes que não colaram grau com a turma regular do período.

PRINCIPAIS PONTOS DA REGULAMENTAÇÃO:

► O formando deve conferir se seus dados estão cadastrados corretamente no Portal do Aluno. Seu nome será automaticamente incluído na ata Colação de Grau Oficial. Caso haja alguma alteração que o formando não consiga fazer pelo próprio portal (por exemplo, mudança de nome em virtude de casamento), é necessário trazer um documento que comprove tal alteração até a SUGRAD e solicitar tal retificação. IMPORTANTE: Dados cadastrados no Portal do Aluno serão utilizados para gerar as atas e certidões de colação de grau, assim como os diplomas e históricos finais. Dessa forma, qualquer erro decorrente da não atualização dos dados será de inteira responsabilidade do aluno;

► Os estudantes que integralizarem os cursos e não comparecerem às solenidades de colação de grau terão seus status registrados no Sistema de Informações para o Ensino (SIE) como “colação de grau pendente”. A alteração para o status “formado” somente ocorrerá depois de oficialmente recebida a outorga do grau. IMPORTANTE: O status de “colação de grau pendente” impede que seja emitida ao aluno qualquer declaração de comprovação de vínculo com a Instituição, tendo em vista que o aluno não conseguirá matrícula;

► A colação em data especial (que até o período 2017/2 era feita todo mês) será agora marcada pela Pró Reitoria de Graduação. O aluno que perder a colação de grau regular do semestre deve protocolar uma justificativa na SUGRAD e aguardar o agendamento da colação extraordinária.

DIPLOMA:

Quanto ao Diploma (1ª via), este será confeccionado e registrado num prazo de três a quatro meses, após a data da Colação de Grau do Estudante devidamente presente, sem a necessidade de qualquer solicitação por parte do aluno.

DECLARAÇÃO DE COLAÇÃO DE GRAU:

Mais detalhes (incluindo emissão de 2ª via) e Instruções para retirada do Diploma na PROGRAD: CLIQUE AQUI.

RESUMO DOS PROCEDIMENTOS - PROGRAD:

Atenção aos prazos!
Os formandos devem, no período previsto em Calendário Acadêmico, conferir seus dados pessoais no Portal do Aluno e efetuar as alterações necessárias. Porém, para alterações no nome e no CPF, o estudante deve procurar pessoalmente a SUGRAD, tendo em mãos sua Certidão de Nascimento ou Casamento e/ou CPF, e solicitar as devidas correções.
Portal do Aluno:
O estudante finalista deve entrar no Portal do Aluno, acessar o link "Colação de Grau" e seguir as instruções descritas.
Caso o estudante não verifique/confirme seus dados pessoais, estará aceitando que eles estão corretos e que podem ser usados na Colação de Grau e na confecção do Diploma.
Após a emissão da 1ª via do Diploma, correções só serão feitas mediante pedido (e pagamento) da 2ª via do Diploma.
Importante:
Conforme a Resolução nº 080/2017-CEPEa Colação de Grau tornou-se obrigatória. O estudante que, tendo integralizado seu curso, não comparecer à solenidade de Colação de Grau, terá sua matrícula bloqueada.